Visit Madeira

Poncha da Madeira só pode ser feita com Aguardente ou Rum da Madeira


Poncha da Madeira há muito que se afirmou como a bebida mais icónica da Região Autónoma da Madeira. Uma tradição atestada todos os dias em vários pontos das ilhas da Madeira e do Porto Santo. 

Embora o vinho Madeira seja secular e conhecido em todo o mundo, a Poncha da Madeira é, desde há alguns anos, indiscutivelmente, muito mais procurada por quem nos visita.

Chegou a existir um dístico “poncha AQUI é com RUM DA MADEIRA”, lançado pelo Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira, para separar o trigo do joio, para atestar quem produzia a Poncha da Madeira com aguardente de cana sacarina, também designada por Rum da Madeira, um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP). Isto porque existia, e ainda prevalece, quem utilize vodka em lugar da aguardente, sobretudo nas ponchas de frutos para sobressaírem os aromas.

Por isso mesmo, surgiu no mercado uma aguardente de menor teor alcoólico para preencher o espaço onde a vodka existia. Mesmo assim, continua a haver quem insista em usar vodka, o que, na realidade pode muito bem fazê-lo, só não pode chamar Poncha da Madeira

Poncha que é poncha tem ser feita com aguardente de cana-de-açúcar madeirense.



Enviar um comentário

0 Comentários