Últimas entradas

Venda do Jacintinho

A Venda do Jacintinho assenta a sua história em 1951, ano em que foi criada por Jacinto Gonçalves e Rosalina Amaro. É um ponto de referência no Campanário, concelho da Ribeira Brava, localizado na Estrada Comandante Camacho Freitas, n.º 359.

Jacinto Gonçalves, no meio, na venda que criou na década de 50
📷Venda do Jacintinho 📷

Depois do falecimento de Jacinto e Rosalina, a venda, localizada no sítio da Porta Nova, fechou. Mas, em 2020 as suas filhas, o genro e as netas decidiram dar continuidade à tradição.

Marco Paulo Pereira (à esquerda), acompanhado pelo Sr. Joaquim, genro de Jacinto Gonçalves
📷Venda do Jacintinho 📷

Assim, em agosto de 2022, Marco Paulo Pereira, mais conhecido por Marquinho, vizinho da família, arregaçou mangas e deu continuidade ao projeto da família.

Para chegar à Venda do Jacintinho é simples. 

Quem vai do Funchal, sai da via rápida (Saída 6). Sobe a Rua Justino Gonçalves de Andrade e volta à esquerda quando chegar à Estrada Comandante Camacho Freitas. Segue em frente, e, depois de algumas curvas e após percorrer umas centenas de metros, terá, à direita, o acolhedor espaço comercial.

O interior é um mimo, sendo visível um conjunto de produtos de outros tempos, comuns nas mercearias de então. É uma viagem no tempo.


Ali podem beber-se muitas bebidas como Nikita, cerveja, cidra, entre outras, assim como uma vasta seleção de vinhos, e a Poncha da Madeira, que podem ser acompanhados com uma tábua de queijos.

Ficamos na esplanada, à entrada. Bebemos Poncha Regional muito equilibrada, que veio com tremoços e uma mistura amendoins descascados e milho.

A Venda do Jacintinho encerra à 2.ª feira.


Ponchas da Madeira disponibilizadas: 

  • Poncha Regional
  • Poncha à Pescador
  • Poncha de Tangerina
  • Poncha de Maracujá
  • Poncha de Limão
  • Poncha de Hortelã
    outras ponchas com frutos da época: 
  • Poncha de Pitanga
  • Poncha de Tomate Inglês




O edifício nos primórdios, sendo bem visível as portas da mercearia no piso térreo
📷Venda do Jacintinho 📷

Como chegar

1 comentário:

  1. Anónimo14:44

    Lugar acolhedor ,simpático e com muitas lindas lembranças. Recomendo visite a Venda do Jacintinho...experimentar a poncha do Marquinho. Desde já grata consigo. 🙏

    ResponderEliminar