Últimas entradas

Gruta


A Gruta – Café Restaurante é um dos lugares icónicos da restauração da Região Autónoma da Madeira. Nos anos 70 e 80 tinha uma intensa vida urbana e dinamizava o espaço envolvente.
O tempo fê-lo perder fulgor, deixando de ser uma área comercial para servir de vestiários dos funcionários do parque de Santa Catarina, que fica sobre aquele espaço.
Os anos foram passando e a Gruta, espaço anteriormente percorrido e visitado pelos residentes e visitantes , tornou-se oculta e esquecida, votada ao abandono e à deterioração promovida pela inúmeras infiltrações de água provenientes da falta de consolidação rochosa e algum desleixo pela preservação do espaço.
Depois de fechado ao longo de mais de três décadas, este emblemático espaço, dedicado à cozinha madeirense, reabriu as portas completamente renovado em março de 2019, com a intenção de recuperar os tempos idos, conciliando com a modernidade.

A Gruta ressurgiu com um projeto de reabilitação, com assinatura da António Fernandez Architects.
É um lugar que se diz ser “dourada e mágica que alberga pássaros no silêncio da noite e onde durante o burburinho do dia e da vida noturna, o ‘marinheiro’ cansado encontra um lugar para relaxar, apreciar, ou para se votar à contemplação num mundo fantástico”.
Hoje, concilia a ideia de um café e de um restaurante, um espaço para uma pausa durante o dia.

Fomos jantar e bebemos uma Poncha Regional, servida num copo diferente do tradicional. Revelou um grande aroma a mel e, no paladar mostrou-se equilibrada.
Veio acompanhada por amendoins descados.


Ponchas da Madeira disponibilizadas: 

  • Poncha Regional
  • Poncha de Maracujá
  • Poncha de Hortelã


Como Chegar

Sem comentários